sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Apresentação do Pré-projeto.

Nosso objetivo ao trabalhar com o tema MEIO AMBIENTE é apresentar, projetos e idéias já em andamento com o intuito de mostrar que muito pode ser feito se cada um fizer um pouco.
Mais especificamente acreditamos na idéia de que SUSTENTABILIDADE, nosso tema dentro de meio ambiente, é que não é ambientalismo nem apenas ambiente, mas sim um processo de equilíbrio entre os objetivos econômicos, financeiros, ambientais e sociais.
A motivação para a escolha por estes temas se deu por compartilharmos com a idéia descrita no Relatório de Brundtland (1987), onde sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Nosso método de trabalho se dará basicamente por pesquisar projetos de desenvolvimento Sustentável pelo mundo. Apontar estatisticamente custo e benefício, bem como suas complexidades e principalmente elucidar que é totalmente possível viver com conforto sem prejudicar o planeta.
As pesquisas se darão por partes:
1º Apresentar os mais complexos problemas da humanidade (Porque se deu e quais as conseqüências reis se nada for feito efetivamente).
2º Apresentar as soluções propostas até hoje (sucessos e fracassos).
3º Apresentar projetos de pequenas comunidades que mudaram a vida de sua população.
4º Expor nossa visão crítica a respeito das pesquisas, o que aprendemos, compartilhar nossa experiências pessoais e adiquiridas no decorrer do trabalho.
Este grupo já inicia o trabalho com o sentimento de que a humanidade precisa amadurecer a idéia que, um mundo harmônico não precisa de um grande movimento, mas sim de ser ético com o meio em que vive, para que o planeta seja preservado.

Um comentário:

  1. Divulgar os projetos para a construção de um mundo melhor é o GRANDE CAMINHO do trabalho de vocês. UMA ÓTIMA IDÉIA.... contribuindo para um mundo melhor.
    Sugiro que o grupo identifique perto de vocês (cidade - escola - trabalho) alguma cooperativa, entidade que tenham um projeto de sustentabilidade/meio ambiente. Entrevistem-o ou façam outra coisa que acharem interessante e assim terão o texto do grupo de vocês contribuindo para a preservação do meio ambiente.
    abraços e bom trabalho

    ResponderExcluir