quarta-feira, 26 de agosto de 2009

video natureza sustentável.

http://www.youtube.com/watch?v=wQvGMR3IqT4



Nilva Lisboa

2 comentários:

  1. ola meninas , para acessar esse video , basta copiar e colar no seu navegador.
    La vocês veram outros videos com o mesmo assunto.

    ResponderExcluir
  2. PENSE NISSO, A NATUREZA AGRADEÇE.

    O homem, a natureza e o
    desenvolvimento sustentável


    O homem é o único animal que consegue transformar a natureza a seu favor, e quanto mais ele se desenvolve, mais essa relação se estreita. Esse convívio deve ser equilibrado para que não haja o esgotamento das fontes de matéria-prima. É preciso entender que o homem faz parte da natureza, uma vez que destrói a natureza, ele está destruindo a si mesmo.

    Assim, é que para muitos filósofos, em particular para Marx, se manifesta a essência do princípio fundamental da relação Homem e Natureza.

    Mas se por um lado, a relação Homem e Natureza é intrínseca ao meio ambiente, por outro lado, ao tratar da questão ambiental, é necessário cautela, porque é comum fugir da verdadeira raiz do problema. Não adianta parar de explorar uma matéria-prima para que se explore outra, é preciso que a exploração de uma matéria-prima tenha planejamento com o objetivo da sobrevivência do próprio homem, sem que prejudique ou interrompa a cadeia ambiental.

    Observamos isso na pesquisa realizada em 2006 pela organização WWF (Worldwide Fund for Nature) em Pequim sendo analisadas duas variáveis, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano estabelecido pela ONU) e o “rastro ecológico” ou “pegada ambiental” (questionário que faz relação com seus hábitos e o que isso causa de impacto no ambiente). Conseguindo fazer assim uma análise de qual é a relação entre o desenvolvimento de um país e a destruição que isso provoca no ambiente. Tentando enxergar se um país que está em crescimento, se desenvolvendo, consegue fazer essa caminhada em uma velocidade que o meio ambiente possa se reproduzir.

    A pesquisa mostra que os países onde o IDH é alto a “pegada ambiental” é alta também, ou seja, conforme o país se desenvolve mais ele destrói o ambiente. Ou então como na África onde o IDH é baixo, o consumo enérgico acompanha sendo baixo, mesmo sem uma grande destruição do meio ambiente a população daquela região não tem as condições mínimas necessárias para sobreviver.

    Entretanto nessa pesquisa Cuba se mostrou uma exceção à regra. Não porque tem o maior IDH ou a menor “pegada ambiental”, mas sim porque há o desenvolvimento social sem grandes destruição do Meio Ambiente devido ao baixo consumo energético Cuba é o único país do mundo com desenvolvimento sustentável, diz a pesquisa.

    Em um país em desenvolvimento como o Brasil paramos para refletir ao ver esses dados: como vamos resistir a destruição que nós mesmo estamos causando em nosso planeta? É preciso refletir qual a diferença entre Cuba e os outros países. Não adianta desenvolver, crescer, gerar riqueza e destruir nossa casa.

    Ao contrário da sociedade capitalista que busca o lucro máximo induzindo as pessoas ao consumismo, o objetivo na sociedade Socialista Cubana não é o alcance do lucro máximo e sim a socialização da produção para que todos igualmente vivam e se desenvolvam, sendo assim o único país do mundo com desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir